segunda-feira, 10 de maio de 2010

Responsabilidades

A confiança é um dos factores, talvez mesmo O factor, de sustentabilidade de qualquer regime, sistema ou instituição. Sem confiança as palavras são um punhado de areia, que escapa constantemente pelos dedos. Mas a confiança é pressuposto de responsabilidade sendo esta, em política, um sinónimo de lealdade.

Acontece que nada disto se passa e não deixa de ser curioso que ninguém assuma responsabilidades pelos graves erros cometidos ao longo dos últimos anos, em Portugal. Pergunto-me mesmo com que direito falam hoje alguns ex-governantes, vários ex-ministros das finanças, quando na realidade fizeram tudo ao contrário do que agora anunciam e defendem. As suas palavras seriam levadas a sério, se tivessem a humildade de assumir erros cometidos, estratégias desajustadas, opções falhadas. Caso contrário não haverá confiança e por uma simples razão: não há responsabilidade!

1 comentário:

  1. Gostei desta: "Mas a confiança é pressuposto de responsabilidade sendo esta, em política, um sinónimo de lealdade." Olha para o que eu digo...

    Cesinha!

    ResponderEliminar