sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Papa e os valores do nosso tempo

Terminou a visita a Portugal do Papa Bento XVI. Das imagens da Televisão e das fotos dos jornais vai ficar,fundamentalmente, a mensagem de valores que nos deixou.
Teve a coragem de abordar a questão da pedofilia, do aborto e do casamento. Fê-lo de acordo com as suas ideias. Criticando o mal, que também está dentro da Igreja, teve a coragem de nos deixar um desafio. Sair do "Inverno da Igreja" lançando novas lideranças nas instituições de solidariedade social para enfrentar os novos tempos. Quer no seu encontro com as organizações da Pastoral Social quer no encontro com os Bispos de Portugal, o Papa deixou ideias precisas da necessidade de renovação da prática da Igreja Católica. Adaptar os valores ao nosso tempo à Primavera que aí vem seguindo o exemplo de Jesus: "vai e faz o mesmo".
A doutrina social da Igreja ganha redobrada importância neste tempo de crise económica e social. Os valores são, assim, resultado da importância dos tempos. Neste nosso tempo ainda ganham um papel mais acentuado.
António Tavares

Sem comentários:

Enviar um comentário