sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Faces Ocultas - Histórias de Sucesso


"Está a viver há pouco tempo em Santa Cristina do Couto, Santo Tirso, mas já é bem conhecido pela população pelos furtos que fez em todos os cafés da região. Arnaldo ‘olhos de gato’, alcunha pela qual é tratado, já foi detido cerca de oitenta vezes nas últimas semanas, mas foi sempre libertado pelos juízes. A população está indignada e sente-se insegura."

Ladrão é, juntamente com a de administrador de empresas públicas, uma das profissões mais bem pagas do país. E completamente isenta de risco, como se pode ver pelo texto acima.

É, igualmente, uma profissão com uma carreira promissora. Começa, invariavelmente, por uma aprendizagem regional de pilha-galinhas, neste caso uns cafés de Santa Cristina do Couto e, com tenacidade e ambição, mas sempre na impunidade, chega-se longe: ao fim de meia-dúzia de anos passa-se da obscuridade de um coluna das páginas interiores de um diário popular para sucessivas primeiras páginas dos semanários ditos de referência.

Também muda o cenário onde os juízes fecham os olhos: no princípio da carreira, os juizes fecham os olhos nos pelintras "Palácios da Justiça" de parvónias várias. No auge da carreira, os olhos que teimosamente se fecham, ou se protegem com óculos de cortiça, estão devidamente acobertados em verdadeiros Palácios nacionais. Mas a cegueira é a mesma. Só que nos "paços" perdidos de alcatifa bordeaux gasta, a cegueira é apenas fruto da insanidade ideológica que assentou arraiais no CEJ. Nos Paços autênticos de tapetes de Arraiolos, teme-se que a cegueira tenha outras causas bem menos óbvias.

Acabando por onde comecei: Há umas semanas atrás, a fotografia de um principiante na carreira apareceu em todos os jornais e televisões: o estagiário de ladrão tentou entrar pela janela de um mini-mercado, baixou as calças para passar melhor, ficou entalado e só se via do pobre principiante a parte traseira...

A face estava oculta.

Pois estava. Como sempre.




2 comentários:

  1. Dioguinho brilhante como sempre. Volta para o Porto. Foi aqui que aprendeste tudo.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, meu caro Anónimo :-)) a vida tem as suas fases, como a lua... e a cada fase o seu território! um abraço!

    ResponderEliminar