sábado, 20 de fevereiro de 2010

Colégio Militar

Esta notícia do jornal Público de ontem http://www.publico.pt/Educação/colegio-militar-tem-pela-primeira-vez-em-207-anos-mais-vagas-do-que-alunos_1423430 sugere-me a seguinte questão:
Será que vão ser noticiadas com o mesmo destaque as vagas não preenchidas na maioria das universidades e institutos politécnicos, públicos e privados?
Apesar de existirem 115 vagas no Colégio Militar para o próximo ano lectivo, apareceram 94 candidatos. Ora, pelo que se vai sabendo, a maioria das universidades não se pode gabar do mesmo, isto é, a diferença entre candidatos e vagas é bem distinta, com o prato da balança a estar mais desequilibrado no número de candidatos versus vagas. Não seria isso também notícia? E os cursos no ensino superior público que não têm qualquer procura?

1 comentário:

  1. Na minha modesta opinião, o jornalista autor da notícia, José Bento Amaro, também teria um outro aspecto interessante a explorar na notícia a partir do facto de, mesmo havendo mais vagas (115) do que candidatos (94), o rigor do processo de selecção se ter mantido, a ponto de 40% dos candidatos terem sido rejeitados e menos de metade (49%) das vagas terem sido preenchidas.

    Não sei se ele não se terá apercebido disso e/ou se nunca se apercebeu do que é que isso significa… ou então, como diria a Teresa Guilherme – Isso agora não interessa nada!

    ResponderEliminar