sexta-feira, 11 de junho de 2010

Partido do Norte

Tenho lido nos últimos tempos que está em formação um "Partido do Norte". Terá, segundo os impulsionadores, como objectivo central a Regionalização.

Há uns anos atrás, quando houve um referendo sobre o tema, participei ao lado de Jaime Nogueira Pinto, Paulo Teixeira Pinto e outros, na fundação do Movimento NAÇÃO UNIDA e bati-me contra a divisão do país em regiões administrativas. Hoje, assumo-o, voltaria a fazer o mesmo.

Não significa isto menor reconhecimento pelo empenho de quem luta pela regionalização, nomeadamente os meus amigos e companheiros de blogue, José Luis Mateus e Xavier Cortêz, mas há uma coisa simples que lhes pergunto: será que os imensos desafios que Portugal enfrenta passam agora por esta discusssão? Dito de outra forma: em que contribui, efectivamente, a regionalização para a melhoria de vida dos portugueses? Ou será, sabendo não ser o caso dos meus amigos, que a única melhoria advirá para os novos "senhores" das "regiões"?

2 comentários:

  1. eu faço a pergunta ao contrário: diga-me lá o que ganhou Portugal com a excessiva e galopante centralização em Lisboa?

    ResponderEliminar
  2. Respondo com todo o gosto: NADA! Só perdeu. Daí a considerarmos que ganhará algo com um partido só do Norte vai uma grande distância.

    Todavia e para que não restem dúvidas:

    1. Não sou contra o surgimento de partidos, sejam eles de que tipo forem;

    2- Não sou favorável à norma constitucional que proibe a existência de partidos regionais.

    3 - Sou completamente contra a Regionalzação!

    ResponderEliminar