segunda-feira, 7 de junho de 2010

Direita Presidencial

Porque razão aparecem algumas vozes - que se auto intitulam como pertencendo ao espaço da direita e com peso no espaço mediático nacional - a estimar como indesejável e impossível uma candidatura presidencial que se apresente sem subterfúgios como sendo de direita?

Cavaco Silva, ele próprio já o disse, não se insere nessa corrente politico-ideológica (lembram-se da alusão a Bernstein?...) e além do mais ainda não confirmou que seja sua intenção apresentar-se nas próximas eleições.

Porquê então esta lufa lufa contra uma eventual candidatura de alguém que queira protagonizar ideias distintas das apresentadas pelo actual Presidente, Nobre e Alegre.

Do que se conhece, e as atitudes contam bastante mais do que meras proclamações retóricas, Cavaco, Alegre e Nobre disputam na prática similares formas de ver a sociedade portuguesa, independentemente de tonalidades diferentes.

Mas o que o país precisa, ainda mais numa candidatura presidencial, em que o protagonista não tem desculpas porque é o único responsável, não é que lhe seja apresentada para escolha a mesma cor, ainda que com tonalidades distintas. O que é necessário é que os portugueses possam escolher entre cores diferentes.

Por isso uma candidatura presidencial à direita, que até agora não se prefigura com nenhum dos proto candidatos, é fundamental, imprescindível e muito desejável.

Para que compreendamos bem esta necessidade, basta tentar responder à pergunta: o que teria acontecido de fundamentalmente diferente nestes 5 anos, se fosse Alegre o ocupante do Palácio de Belém? Obviamente nada!

Mas, mantenho intacta a esperança de que muito teria sido distinto, se o Presidente tivesse sido alguém como Rocha Vieira, Paulo Otero, Ernâni Lopes, ou mesmo Marcelo Rebelo de Sousa...

3 comentários:

  1. Caro Miguel, respondendo à tua questão, se Alegre tivesse estado em Belém nestes 5 anos, talvez a vida de Sócrates tivesse sido um pouquinho mais .... difícil! Talvez de substancial nada acontecesse de diferente. Mas no acessório, talvez tivesse tido mais problemas. Abraço. JPD

    ResponderEliminar
  2. João Pedro

    Razão pela qual acho que a reeleição de Cavaco é perniciosa para Portugal...
    Abraço,MFA.

    ResponderEliminar
  3. Miguel,
    Eu subscrevo. E digo - Cavaco, jamais (em português ou francês, tanto faz....). Para esse peditório já dei (em verdade, só dei uma vez....apesar dele se ter candidatado duas vezes).
    Abr

    ResponderEliminar