quinta-feira, 17 de junho de 2010

Justiça, Direito e Leis, muitas leis...

2. Falemos de JUSTIÇA
O que é a Justiça? A lei? A lei que muda ao sabor do vento e em função das conveniências de quem manda? Seguramente que não. Quando puseram a lei a colonizar o Direito e esse direito a controlar a justiça, mataram a Justiça! E como mataram a justiça, e o fizeram em nome do "direito" e a mando da lei, destruíram a possibilidade de sermos livres. Sem Justiça não há liberdade e sem liberdade autêntica não há, nem poderá haver, justiça.

E como mataram a justiça colocaram a comandar o combate à corrupção pessoas que são elas próprias suspeitas de envolvimento com corruptos; como mataram a justiça permitem que se mantenham amplas maiorias discretas e negociadas que nos corredores do parlamento, ou até fora dele, cozinham reformas processuais legislativas; como mataram a justiça condenaram os homens livres a serem prisioneiros à solta.

As masmorras da lei feita e ditada pelos injustos determinam o que fazemos e condicionam o que dizemos.

Se assim não fosse não existiriam tantos desentendimentos entendidos que impedem juízes sérios e competentes, procuradores sérios e competentes, polícias sérios e competentes, de fazerem o seu trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário