terça-feira, 5 de outubro de 2010

REPÚBLICA

Eu sou Republicano e por isso digo morra a república, para que Viva a República!

6 comentários:

  1. Manel, desculpar-me-às, mas se ela morresse e ressuscitasse, vinha igualzinha, com a cara do Afonso Costa e tudo...

    ResponderEliminar
  2. Caro Diogo, em contrapartida, se morresse e ressuscitasse sob a forma de monarquia traria todas as caras que igualmente podemos recordar..... Acho que nem a do D.Duarte de Bragança, essa eminência parda da nossa nobreza, faltaria. Assim, mal por mal, que ressuscite sob a forma de república - sempre é a forma de podermos ir escolhendo e mudando as caras; umas melhores, outras piores.....

    ResponderEliminar
  3. Caro João Pedro, deixa-me recordar algumas caras que nós fomos escolhendo e mudando, para ir só à Terceira República: Eanes, Eanes, Soares, Soares, Sampaio, Cavaco... valeu a pena mudar entre uns e outros? Até eu, que sou um monárquico inconformista e revolucionário, acho que o D. Duarte de Bragança supera esse lote sortido de mediocridades, umas roncantes, outras sibilantes... em 100 anos de república, só um foi melhor: o Sidónio... mas durou pouco, como bem sabemos.

    ResponderEliminar
  4. É por estas e por outras que a República é incompativel com a democracia. República sim e sempre, mas com consules eleitos entre patricios.
    vIva a república, não democrática.
    Da mesma forma, julgo que essa invenção das monarquias constitucionais é uma coisa estranha.

    ResponderEliminar