quarta-feira, 7 de abril de 2010

Valença e as bandeiras espanholas

Não tenho a menor dúvida em dar razão às pessoas de Valença, que protestam contra o encerramento do seu serviço de saúde. Considero mesmo criminoso que o Estado abandone as populações de fronteira e vire as costas aos portugueses que vivem em todas as portas de entrada (e de saída) do País.

Mas daí a solidarizar - me com as bandeiras espanholas vai um passo do tamanho do planeta. Tenho as maiores dúvidas que do lado de lá da fronteira pegassem em bandeiras portuguesas, para protestarem contra o governo espanhol. Mesmo não gostando de Castela.

É um sinal dos tempos que correm. E um sinal grave e preocupante. Houve épocas em que as populações enfrentavam o poder, ainda que isso lhes pudesse custar a vida ou implicasse a prisão. Hoje erguem bandeiras de outro Estado. Lamento - o e critico -o. Faço aqui a critica e fá-la-ei brevemente em Valença, dando a cara perante as pessoas cuja acção agora contesto.

Se algo está mal temos direito à revolta, a iniciar protestos, a fazer revoluções, mas nunca a virar as costas à Pátria a que pertencemos. E a Pátria é muito mais do que governos e não se confunde com primeiros - ministros.

4 comentários:

  1. Teria sido mais compreensível o hastear de bandeiras da Galiza ou criar uma nova bandeira, como as FLA e FLAMA.

    ResponderEliminar
  2. Bom mesmo é falar sozinho!
    Você fala sozinho, né?
    Sabia que falar sozinho é bom e é normal?
    Muitas pessoas sentem vergonha disso na verdade. Acham que podem estar loucas. Conferem as contas da casa, reclamam dos amigos, comentam o trânsito, falam mal do chefe, falam mal do marido... Sozinhas. Falar livremente sozinho ajuda a desabafar, liberar o estresse, refletir sobre o que se ouve (sim, porque há uma grande diferença entre o padrão mental do pensamento só pensado e do pensamento falado - se não, a Psicanálise não faria efeito) e evitar que se diga aos outros algo sobre o que ainda não se refletiu. Sim, nós, animais falantes, vivemos de falar. Falar sem dizer nada às vezes. Só para reclamar. Na Psicanálise, Lacan observou o "blá, blá, blá" dos falantes e percebeu a importância de se falar para se defender da realidade que nunca registraremos totalmente ou para nos posicionarmos na vida. Também observou que o discurso corrente é sempre sobre besteira. Nós somos umas bestas de fato. Ufa! Que alívio! Então posso falar bobagem... Falar do tempo, falar da comida, do IPVA, da verruga feia que ela nunca operou... Que tal, agora mesmo, falar bem alto, planejar o dia, xingar o alheio, benzer quem você ama... Sozinho. Se criticar dizendo :"eu não disse?" antes da sua esposa dizer. Se afagar dizendo : "você é tudibom, valeu, valeu, valeu". Sozinho. Bem doido.
    Aliás, lembre-se que doido mesmo é aquele que nunca fala sozinho. É que tem sempre alguém com ele(que a gente não vê)...

    ResponderEliminar
  3. O que é que esse brazuca sabe da pátria portuguesa? Valença é nossa e Olivença também! Se os Basco e Catalães não querem saber de Castela para coisa nenhuma, porque é que nós, que há 10 séculos arrumamos as nossas fronteiras havemos de nos ridicularizar hasteando bandeiras castelhanas no nosso solo pátrio?!

    ResponderEliminar
  4. tiagomrpereira_18@hotmail.com14 de maio de 2010 às 17:49

    se os bascos e os catalães querem a independência, isso é com eles.
    não é problema nosso.
    Concordo plenamente com o Manuel,que ao menos poderiam manifestar-se com bandeiras da galiza.
    Fiquei mais feliz quando vi no youtube os protestos dos valencianos, e que os jornalistas galegos lhes perguntaram o que é que acharam.
    1ºperguntaram a um vendedor,que estava a vender bandeiras espanholas, qual prefere,o vendedor respondeu que apesar de vender as bandeiras espanholas é e será sempre português.
    2º também perguntaram a uma senhora e ela respondeu que os bombeiros de valença por veze são os primeiros a chegar quando há fogo em tuí.

    Também vi recentemente no telejornal o alcaide de tuí a dizer que até agora apenas vieram 10 portugueses á galiza(hospitais).
    Após atravessarem os rio minho vi valencianos com a bandeira portuguesa nas costas.

    O nosso governo tem de fazer alguma coisa.
    Mas PORTUGAL NÃO É DOS POLÍTICOS, É DOS PORTUGUESES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    NÓS E OS NOSSOS ANTEPASSADOS LUTAMOS POR ELA.
    MAIS RESPEITO

    ResponderEliminar