segunda-feira, 26 de abril de 2010

CAVACO SILVA

Afinal há mundo para além da Europa

Gostei do discurso do Presidente da República feito ontem no parlamento. Fez o que se deve esperar, de um presidente eleito pelo Povo. Apresentou uma Ideia para Portugal, apontou a estratégia a seguir para se alcançar essa Ideia e fez saber que só sairemos da crise se soubermos ver para além dela. Em termos concretos olhou para a História, para nos dizer não ter sido por acaso que nos lançámos ao mar e assumiu que afinal não andámos mal quando percebemos que o nosso projecto não estava em terra, ou seja no continente europeu. É certo que os tempos são outros, que a realidade é outra, que tudo é afinal diferente, mas também é certo que há mundo para lá da Europa e muito mais mundo para lá desta união europeia.E este é o grande significado do discurso de Cavaco Silva. Não será assumido, sequer comentado, muito menos referido e pela simples razão de que quem disse ter sempre razão, não quer agora quantificar a dimensão de erros passados. O que conta é simples, muito simples até. Em tempos de crise a saída para Portugal está onde sempre esteve, no MAR.

E Cavaco primeiro-ministro?

Todavia, da mesma forma que elogio o discurso de ontem também lembro os muitos discursos feitos por Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro. E mais do que os discursos, as opções que teve durante dez ininterruptos anos e que condicionaram muito do que se seguiu. Nessa época houve quem tivesse alertado para os erros da destruição da frota pesqueira, trocada por fundos para cimento e obras públicas; houve quem tivesse reclamado mais Atlântico e menos Europa; houve quem tivesse dito o que a intelizencia nacional não queria ouvir. Cavaco Silva fez muito e bem feito, mas também fez muito e muitissimo mal feito. Ironia do destino, ou talvez não, é o facto de Cavaco presidente ter vindo afinal mostrar os erros de Cavaco primeiro-ministro. A opção Europa nunca poderia ter esgotado a opção Portugal e a opção Portugal sempre esteve muito para lá da europa. Finalmente o cidadão Cavaco Silva percebeu. Valha-nos ao menos isso!

1 comentário:

  1. Cavaco Presidente(1)x Cavaco Primeiro Ministro(1)= Portugal 0

    O que vale é que já somos experientes em falências: desde a nacionalidade já estivemos na bancarrota tantas e tantas vezes..Com monarquia, como república, ao que parece, as nossas finanças só estiveram mesmo equilibradas com Salazar.

    ResponderEliminar