quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tribunal Europeu

Notas prévias:

1. Discordo da intervenção do Governo na PT.

2. Discordo, como é público, de um modelo de UE que retira aos Estados a última palavra sobre assuntos da vida nacional
.

Dito isto:

a) O Governo, este como os anteriores (é bom lembrar), não está na PT em nome do interesse nacional. O interesse nacional valeu menos do que uma folha de papel quando anteciparam os períodos de transição nas Pescas e na Agricultura. Se se recordam, e a maioria já não se recordará, foi dito que os consumidores só tinham a beneficiar com a total liberalização dos mercados. O governo (este como os anteriores) está na PT para proteger interesses políticos, para nomear amigos e amigas e para sustentar negócios que favoreçam estratégias pessoais dos detentores do poder.

b)Mas uma coisa é discordar do governo e desejar que ele seja nacionalmente responsabilizado pelos erros que comete; outra é aceitar que venham de fora dizer-nos o que fazer, como fazer e quando fazer.

Estas são posições de princípio, porque na prática tenho de me calar quando ouço o Diogo Pacheco de Amorim dizer que isto só lá irá se da Europa nos puserem na ordem. Talvez tenha razão, mas é uma triste realidade perceber que não temos capacidade de autogoverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário