quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ainda a propósito dos INCÊNDIOS

Vi ontem num canal de TV a Governadora Civil do Porto pronunciar-se de forma firme e clara sobre os incêndios no seu distrito. No turbilhão de tantas declarações inócuas, as suas palavras foram objectivas e agradaram-me.

A dado momento da sua intervenção pediu a ajuda das populações. Creio mesmo que terá dito qualquer coisa do género "... as populações devem colaborar...". E é a respeito desta pequena expressão que aqui escrevo. O que significa colaborar num caso desta natureza, perante a sensação de impunidade dos terroristas incendiários?

Por certo proceder na ajuda à limpeza da floresta; por certo ainda agir na vigilância; por certo, sem dúvida, identificar e denunciar os suspeitos do crime.

Só que esta última questão tem que se lhe diga. Desde logo porque pode contribuir para o ressurgimento das milícias populares. Elas já existiram a pretexto do combate ao tráfico de droga e dos assaltos generalizados.

A verdade é que diante o sentimento de pouca vigilância por parte das autoridades competentes, não me surpreende se os cidadãos de muitas zonas do País decidirem tomar em mãos a tarefa de protecção das suas vidas e dos seus haveres. Só que isso tem tanto de positivo, como poderá ter de negativo. Se quisermos patentear, como é óbvio, o estatuto de Estado de Direito.

A situação já esteve mais longínqua e basta perceber a revolta de milhares de portugueses das vilas e aldeias com área ardida, para compreender o que acabo de escrever.

Como referi noutro texto se a Justiça não funciona haverá quem, em desespero, a queira fazer funcionar por via directa.

Estaremos todos conscientes disso?

3 comentários:

  1. EIPS disse:

    Este texto revela bem que nada percebe da realidade;as milícias só se forem para o pôr a si em sentido!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Por hábito não respondo a gente anónima, mas como este blogue é de pessoas livres seria vantajoso que os ditos anónimos se identificassem.

    A vantagem de quem se identifica é poder ser considerado como PESSOA.

    ResponderEliminar
  3. Quando são identificadas pessoas que, em flagrante forma apanhadas a incendiar matas e no dia seguinte são libertas com o sobejamente conhecido de "TIR"...então pergunto: Onde está a justiça em Portugal? Em Democracia, a Justiça é o principal pilar de cada sociedade e em Portugal não existe!!!

    ResponderEliminar