sexta-feira, 13 de agosto de 2010

HÁ UE?

O João Pedro Dias é um idealista europeu. Eu sou um realista, sempre o fui e sempre disse que os Estados jamais praticariam a solidariedade se isso não fosse primariamente conveniente e vantajoso para os seus individuais interesses.

E os textos do JPDias aí estão para o confirmar.

Neste cenário pergunto: ainda há União Europeia?

1 comentário:

  1. Meu caro Manel, no que respeita ao idealismo europeu, ele está votado ao fracasso: Há União Europeia. Não há é Europa. A Europa é uma concha vazia. Quando perdeu a consciência das suas raízes perdeu a alma. E sem alma só conta a mercearia. A União Europeia não passa de uma cooperativa de merceeiros. Para ter uma política externa comum tem de ter uma política de defesa comum. E para ter uma política de defesa comum tem de estar pronta a arriscar a pele. E para estar pronto a arriscar a pele é preciso estar muito seguro daquilo que se quer e do que não se quer. Mas isso exige uma alma...Pelo que o famoso sonho europeu nunca passará disso mesmo, um sonho.

    Dito isto, mais vale fazer parte de uma boa cadeia de supermercados do que ter uma mercearia de bairro por conta própria: a falência é garantida, principalmente quando, como entre nós, se vai sistematicamente à caixa no fim do dia para, à noite, pagar "coquiteles" às meninas do Hipopótamo...

    ResponderEliminar