quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

NINGUÉM SE REVOLTA?

Rui Ramos, historiador, contava há dias, na Antena 2, que o slogan dos Republicanos, em 1910, era "Um País para os portugueses, um Estado para os Republicanos".

Claro que os Republicanos não eram todos os que se opunham à Monarquia mas apenas os membros do Partido Republicano Português (PRP), motor do golpe e por isso legitimado.

O slogan foi elevado à categoria de lei e, por exemplo, nos corpos administrativos (como então se denominavam as autarquias), com órgãos democraticamente eleitos, depressa foi instituída a seguinte regra: naqueles municípios que eram geridos por membros do PRP, os órgãos mantinham-se em funções, enquanto que naqueles onde o PRP não tinha ganho as eleições, os órgãos eram distituídos e substiituídos por comissões administrativas compostas por membros do PRP.

Assim se cumpriu o slogan.

Claro que à conta deste e de outros ainda maiores e despudorados assaltos ao aparelho do Estado por parte do PRP de Afonso Costa, depressa se revoltaram todos os que não liam pela mesma cartilha: socialistas, anarco-sindicalistas, católicos, monárquicos, etc.

O paralelismo com o momento presente não é total: hoje o assalto ao aparelho do Estado é perpretado pelo PS e pelo PSD, com variações que decorrem de quem está momentânemaente no Governo mas, sobretudo, inexiste qualquer capacidade de revolta, apesar de muitos não lerem pela mesma cartilha do PS e do PSD.

É esta a grande diferença - já ninguém se revolta!

Por isso nasceu A REVOLTA.

1 comentário:

  1. E então o CDS, sem bem que à boleia ora do PS, ora do PSD, não assalta também o aparelho de Estado?

    Meu Caro Gonçalo, também tenho um blog. O endereço é http://www.novadireita.blogs.sapo.pt

    Um abraço. E Viva o Rei.

    Miguel Costa Marques

    ResponderEliminar