sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Princípios

Está agendada para amanhã, em Lisboa, uma manifestação que a entidade promotora - Plataforma Cidadania Casamento - diz ser a favor da Família e do Casamento.

A concentração está marcada para as 15h na Praça Marquês de Pombal. Estou certo que também estarão presente os líderes dos partidos que no Parlamento se opuseram à lei que serve de leit motiv a este pronunciamento popular.

Mas cabe dizer que esta arruada era dispensável. Sim, se em 2004 o PSD e o CDS não tivessem alinhado na alteração do artigo 13.º da Contituição da República Portuguesa, a nova lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo teria, no mínimo, a vida mais dificultada.

O PSD e o CDS, pelo contrário, preferiram, como infelimente vem sendo hábito, a ambiguidade, o equívoco, as meias palavras, o logo se verá…Sabendo que tinham feito aprovar uma revisão constitucional cujo alcance teria previsivelmente, mais tarde ou mais cedo, as actuais consequências.

De facto vale a pena relembrar que estes 2 partidos fizeram com uma maioria na Assembleia o que nunca a “esquerda” havia ousado em 30 anos: alterar a Constituição de forma a permitir que ninguém pudesse ser discriminado em função da orientação sexual e assim escancarando as portas a todos os tipos de casamentos, incluindo os relativos a pessoas do mesmo sexo.

2 comentários: