quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vassalos da China

Tive vergonha do nosso País quando assisti pela televisão, no passado fim de semana, à sessão de vassalagem que políticos, banqueiros e outros empresários prestaram à delegação chinesa que estava de visita a Portugal.
Em fila indiana, obedientemente, cada um esperou pela sua vez de assinar a respectiva carta de benesses.
Hoje, Carlos Monjardino, em entrevista ao Público, esclarece que a ajuda chinesa têm um custo: a neutralidade política de Portugal, na cena e nos foruns internacionais, relativamente à China ...
Para percebermos a diferença, ontem, David Cameron, de visita à China e reunido com estudantes chineses, disse que a Inglaterra não abdicará de criticar a China em matéria de direitos humanos e liberdades políticas, porque essa é a conviccção intima do povo inglês e de ele próprio.

2 comentários:

  1. Não sei porquê lembro-me de um Senhor, supostamente fora de moda, que usava botas de elástico e não fatos Armani, que andava de chapéu na cabeça, nunca na mão e, espanto dos espantos, andava de espinha direita, quem quer que fosse que estivesse na frente: Hitler, Roosevelt, Estaline, Churchill... E nessa altura quem vendia magalhães e outra quinquilharia avulsa a ditadores igualmente avulsos era o Oliveira da Figueira, um comerciante simpático amigo do Tim-Tim... e mesmo esse não dobrava a espinha...

    ResponderEliminar
  2. A consciência de Portugal como um País livre, independente, uma Nação igual no mapa mundial tem-se perdido lentamente nos últimos 20 a 25 anos... A visão dos nossos governantes é demasiado curta, demasiado eleitoralista para servir os interesses de Portugal. É necessário voltar a incutir nos Portugueses o desejo de pensar, de ler, de ambicionar a diferença... Enquanto não acontecer, iremos cada vez mais afundar-nos na mediocridade dos nossos governantes!

    ResponderEliminar